Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Letras - Inglês - Campus de Caraúbas

letras inglesCurso Letras Inglês

Forma de Ingresso: SISU

Turno: Noturno

Cód. EMEC: 1270672

 

O curso de Letras/Inglês busca formar profissionais competentes, em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos linguísticos e literários, em diferentes contextos de oralidade e escrita. E com essa proposta pretende oferecer condições de modo a garantir que o perfil do profissional de Letras contemple a interface ensino/pesquisa, respeitando-se as particularidades da habilitação no que se refere à ênfase atribuída a certos conhecimentos e capacidades mais específicos. Assim, não se concebe um professor de língua inglesa que não seja também pesquisador, de modo a romper com o círculo vicioso de mero repetidor de informações ou repassador de conteúdos previamente oferecidos nos manuais didáticos disponíveis em larga escala no mercado – a busca pela promoção de ações didáticas articulando ensino e pesquisa no âmbito da licenciatura procura garantir que os futuros profissionais estejam preparados para lançar um olhar teórico para sua prática em sala de aula, que sejam preparados para trabalhar com a linguagem em suas mais variadas formas. Sublinhe-se que, mesmo para o licenciado que não se dedicar ao ensino, ao atuar profissionalmente em atividades como revisão de textos, consultorias e assessorias em projetos de natureza pedagógica e assim por diante, sua prática vai lhe exigir conhecimentos de natureza teórica e pedagógica. Para atender a essa concepção integrada, o curso de Letras/Inglês propõe-se a:

  1. a) oferecer uma formação sólida na área de língua e literatura, oportunizando a

experiência com o ensino, a pesquisa e a extensão, e incentivando a articulação com outros cursos de licenciatura que fortaleçam a identidade docente e com a pós-graduação na área;

  1. b) criar oportunidades pedagógicas que propiciem o desenvolvimento da autonomia do aluno quanto à resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação, organizados pelo principio da interdisciplinaridade; dentro dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras.

Em síntese, o curso de Letras com habilitação em Inglês tem os seguintes objetivos:

  1. a) Formar o educador com uma visão crítica sobre o ensino da língua inglesa através do desenvolvimento das competências de caráter humanista, linguística e cultural e com uma sólida formação alicerçada os contextos escolares.
  2. b) Construir conhecimentos científicos, despertando o senso crítico do licenciando, numa perspectiva profissional, de forma que seja intérprete e produtor de textos de diferentes gêneros.
  3. c) Integrar a comunidade/escola no processo didático-pedagógico-cultural.
  4. d) Valorizar a produção do conhecimento construído através das pesquisas educacionais, fomentando o desenvolvimento das habilidades linguística, cultural e estética.
  5. e) Desenvolver competências para a pesquisa e a extensão, levando em consideração a pluralidade de linguagens.
  6. f) Estimular a produção científica dos discentes.
  7. g) Capacitar o aluno para o exercício da docência na perspectiva do professor pesquisador, com capacidade de refletir sobre sua prática pedagógica e transformá-la.

 

Ato Autorizativo

Portaria de Reconhecimento

Decisão de aprovação do PPC do Curso

Projeto Pedagógico do Curso – 2016

Portaria de Reconhecimento – 2018

Projeto Pedagógico do Curso – 2018

Conceitos

Contato: letrasingles.caraubas@ufersa.edu.br

30 de maio de 2016. Visualizações: 8915. Última modificação: 14/04/2023 16:32:04