Letras - Inglês - Campus de Caraúbas

Ufersa Caraúbas realiza a 2ª Jornada de Linguística Aplicada

Estudante 9 de outubro de 2017. Visualizações: 1123. Última modificação: 09/10/2017 09:58:36

Palestra durante a 2ª Jornada de Linguística Aplicada (JLA2): pensando a formação dos (futuros) | Foto: Cedida.

Com a proposta de abordar a formação do professor de inglês pensando, especificamente, nos alunos do curso de Letras/Inglês do Centro Multidisciplinar de Caraúbas, foi realizada a 2ª Jornada de Linguística Aplicada (JLA2): pensando a formação dos (futuros) professores de inglês do semiárido no dia 4 de outubro, no Campus Caraúbas da Ufersa. A programação do evento contou com curso de inglês básico, minicursos e palestras. As ações do evento se concentraram nas necessidades desses alunos, que serão futuros professores, partindo do domínio da língua que irão lecionar, passando por discussões acerca da identidade do professor de inglês e pela construção de um repertório de estratégias pedagógicas que possam ser integradas à prática docente dos participantes.

Minicurso durante a 2ª Jornada de Linguística Aplicada (JLA2): pensando a formação dos (futuros) | Foto: Cedida.

A JLA2 teve início pela manhã com um curso de inglês básico ministrado pelos alunos de Letras/Inglês, Maria Isabela, Ana Sabrina, Iury Silva e Gercyano Freitas, que também atuaram como monitores ao longo do evento. O curso serviu para apresentar a língua inglesa, bem como estimular a participação nas atividades de extensão e do NucLi. No turno da tarde, foram ministrados minicursos em sessões simultâneas, divididas em dois momentos. A professora Lorena Sousa (UFRN), uma das coordenadoras do evento, falou sobre tecnologias digitais e produção de língua estrangeira e sobre compreensão de textos em inglês, no Espaço Digital da Biblioteca. Enquanto isso, no bloco 3 de aulas, a professora Samara Oliveira (IFRN) compartilhou com os participantes as suas experiências em um intercâmbio para professores nos Estados Unidos. O seu segundo minicurso focou aspectos e curiosidades da cultura norte-americana. Ainda no bloco 3 de aulas, a professora Wilka Soares (UnP) apresentou aos participantes presentes no laboratório de informática como ir além do PowerPoint, inovando nas apresentações acadêmicas com as ferramentas de exibição de conteúdo Sway e Prezi.

À noite, no auditório do Centro de Convivência, a programação contou com uma apresentação cultural dos alunos-artistas Tony Cavalcante e Iury Moraes, do curso de Letras/Inglês, que convidaram ao palco Júnior Batera para apresentar uma série de canções que encantaram os presentes. Seguido do momento musical, o professor Diêgo Leandro (Ufersa), coordenador do evento e cerimonialista da noite, destacou a presença da chefe do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas, professora Simone Rocha, e da coordenadora do Curso de Letras/Inglês, professora Katiene Nascimento e, em seguida, apresentou as palestrantes da noite: a professora da Secretaria do Estado da Educação e da Cultura, Vitória Silva Paiva, que falou sobre a autoavaliação na aprendizagem de inglês, trazendo resultados de sua pesquisa de doutorado, durante a qual produziu um instrumento de autoavaliação; e a professora Ligia Leite (Ufersa) que abordou o tema bilinguismo, foco de seu trabalho durante o curso de mestrado, trazendo uma série de definições e exemplos para esclarecer quando podemos considerar alguém bilíngue. O evento se encerrou com um momento de discussão após as palestras e sorteio de livros.

Fonte: https://assecom.ufersa.edu.br